É para o e-commerce que está a ser canalizado o esforço e o investimento da IKEA Portugal, na convicção de que as vendas online vão crescer mais rapidamente do que as vendas em loja. Isso não significa, porém, que a expansão física não esteja nos planos da insígnia: está, mas ainda sem data marcada. De regresso a Portugal em setembro de 2017, após ter sido, em 2009, a primeira retail manager no País, a sueca Helen Duphorn estabelece como ambição a duplicação do negócio. A dez ou 15 anos.
Desde que, em junho de 2016, anunciou a intenção de se expandir para Portugal que a ambição do retalhista espanhol Mercadona cresceu. As quatro lojas anunciadas originalmente passaram rapidamente a dez e estas são apenas as que abrem este ano, fazendo disparar o investimento de 25 milhões de euros para 160 milhões. Em entrevista, a diretora de Relações Externas e Assuntos Europeus em Portugal, Elena Aldana, sustenta que o posicionamento é ser uma empresa portuguesa, que paga impostos, cria emprego e gera riqueza no País. A primeira loja é inaugurada esta terça-feira, 2 de julho, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
Pequenos eletrodomésticos à entrada de uma loja? Já é uma realidade e vai acontecer cada vez mais. Nuno Luz, diretor-geral da FNAC Portugal, sustenta que esse é o caminho para a consolidação, muito embora seja necessário acautelar os riscos de desvirtuamento da marca. O caminho passa também pela abertura de lojas de proximidade e por lojas mais especializadas, como a Connect. E, certamente, pela preservação do ADN cultural. No que respeita ao negócio, fica uma certeza: está em recuperação.
De 24 a 26 de março, a Alimentaria&Horexpo regressa à Feira Internacional de Lisboa. Nesta 15.ª edição, o foco continua a ser a exportação, com a diretora de Área de Feiras, Fátima Vila Maior, a enfatizar os resultados do último evento: cerca de 100 compradores internacionais presentes e mais de 600 reuniões com empresas nacionais. A inovação é também um denominador comum, este ano traduzida num novo posicionamento assente em três conceitos.
Abrir 20 lojas no prazo de três anos faz parte dos planos da Toys “R” Us Espanha e Portugal, que mudou de mãos em 2018 num contexto de insolvência. Os novos donos – a sociedade de investimentos Green Swan e a equipa de gestão – estão apostados em mudar o posicionamento da insígnia, mas o maior desafio, de acordo com o CEO, Paulo Sousa Marques, é mesmo recuperar a credibilidade junto dos consumidores. Investir na loja online também é prioritário.
Lançado em março, o chatbot no Facebook Messenger da IKEA Portugal está a ser um sucesso. A garantia é dada pelo responsável de ecommerce, web & digital, Malcolm Sudlow Haylett. Para já é usado sobretudo para questões de serviço ao cliente, mas o objetivo é que ajuder nas decisões de compra. A realidade virtual e os sistemas de voz são outras das apostas recentes da marca no digital.