São cinco os eixos da política de sustentabilidade da Sonae, centrados na ideia de melhoria contínua. Do negócio, das pessoas, dos parceiros e fornecedores, das comunidades e do planeta. A diretora de Marca, Comunicação e Responsabilidade Corporativa, Catarina Oliveira Fernandes, enquadra a estratégia, afirmando que o objetivo é a criação de valor alongo prazo.
O aumento da competitividade a nível europeu é um dos desafios que os agricultores enfrentam. Portugal enfrenta ainda o desafio de garantir o autoabastecimento até 2020, o que vai implicar, nomeadamente, o aumento da produção interna. Mas, para isso, é preciso mais investimento. São posições do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Luís Capoulas Santos, em entrevista à Store.
Este ano, a Alimentaria & Horexpo Lisboa apresenta-se com três novos eixos de atuação, que, diz, em entrevista, a diretora de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior, vão ao encontro dos principais desafios que as empresas enfrentam, permitindo atrair novos segmentos de marcas. A partir de segunda-feira há 600 empresas e mais de duas mil marcas em exposição, sendo esperados mais de 25 mil compradores.
Mais do que conseguir chegar a mais comerciantes e retalhistas, o objetivo da Checkpoint Systems passa pela melhoria dos sistemas de prevenção de perda e RFID. As palavras são do director-geral para Espanha e Portugal, David Pérez. Outra preocupação da empresa é melhorar a experiência de compra dos clientes através de implementações adequadas às necessidades do retalhista.
Ser "um polo dinamizador e gerador de cultura local" é o grande objetivo da note!, que, nos últimos anos, tem somado serviços muito distintos, apostando num formato "one stop shop". A aposta valeu-lhe "um crescimento a dois dígitos" no volume de negócios de 2016, segundo a diretora comercial, Rosário Almeida.
Nos últimos dez anos, a Sonae investiu mais de 600 milhões de euros em inovação, 110 dos quais o ano passado. Este ano, a perspetiva e de crescimento, tanto mais que o grupo tem mais negócios, mais geografias e mais clientes. Mas o que Nuno Lopes Gama, Head of Innovation & Future Tech, destaca não são os valores, mas a abordagem à inovação enquanto criadora de vantagens competitivas duradouras para um grupo que está presente em 80 países.