Após um novo conjunto de medidas de bloqueio em toda a Europa devido à Covid-19, o Conselho Europeu de Locais de Compras (European Council of Shopping Places - ECSP) e a Associação Europeia de Imobiliário Público (European Public Real Estate Association – EPRA) emitem um comunicado conjunto em que apelam às autoridades competentes “para garantir condições de concorrência equitativas em todo o setor retalhista, tanto online como offline”.
A Primark aderiu à Carta da Indústria da Moda para a Ação Climática da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), apoiando a ambição de zero emissões e comprometendo-se a uma redução de 30% nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na sua cadeia de valor até 2030.
Os consumidores online de moda e acessórios adotaram hábitos mais sustentáveis nas suas compras, desde o início da pandemia de Covid-19. De acordo com uma nova pesquisa da empresa de embalagens da Smurfit Kappa, os clientes estão a exigir às insígnias embalagens mais sustentáveis.
A Comissão Europeia lança a Estratégia de Pagamentos no Retalho para a União Europeia, que prevê a promoção de sistemas de pagamentos alternativos. O diretor-geral do EuroCommerce, Christian Verschueren, durante a comunicação do projeto, refere que as soluções vão demorar entre dois a quatro anos a serem implementadas e os comerciantes precisam “agora de uma ação urgente”.
A presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, subscreveu uma declaração conjunta em que três dezenas de CEO de multinacionais defendem um novo modelo de crescimento europeu baseado na circularidade, energias renováveis e indústrias de baixo carbono.
O retalho tem um papel vital no apoio à recuperação económica europeia, mas também ele foi afetado de várias formas durante a pandemia, enfrentando, assim, vários desafios. O diretor-geral do EuroCommerce, Christian Verschueren, numa conferência virtual realizada pelo Congresso Mundial do Comércio a Retalho, refere que são precisos investimentos e políticas certas para o ajudar.